segunda-feira, 12 de abril de 2010

Uso das redes sociais cresce nas empresas

Organizações passam a utilizar as mídias sociais para fortalecer a marca

As redes sociais surgiram, na última década, com o propósito de facilitar o relacionamento entre os internautas através da internet. Através do Wikipedia, Orkut, Facebook, Twitter e blogs, organizações passaram a utilizar estas ferramentas, como forma de fortalecer a marca e para estreitar o relacionamento entre consumidores e os próprios colaboradores.
Segundo o responsável pelo monitoramento das redes sociais da Agência VM2, Felipe Monteiro, “As redes sociais proporcionaram um novo tipo de relacionamento entre marcas e seus consumidores.”


Um exemplo deste resultado é a empresa Dell que reduziu à metade os comentários negativos sobre sua marca por meio de ações em mídias sociais. Esta afirmação foi feita pelo chefe de comunicações de mídia digital da empresa, Kerry Bridge, durante o Encontro de Gerência de Relacionamento com o Consumidor promovido em Londres, neste mês. “Em 2007, organizamos um grupo de agentes sêniores para conversar com consumidores em blogs e fóruns. Isso resultou em diminuição de 50% no número de citações negativas”, afirma Bridge.


Outro exemplo é a construtora Tecnisa que também tem apostado em novas formas de relacionamento com o internauta para gerar negócios. O gerente de redes sociais da empresa, Roberto Aloureiro, cuida do posicionamento institucional da organização neste meio digital, administra o blog corporativo e procura encontrar novas oportunidades de negócios na web.

Outro viés que vale ressaltar é que mesmo com estas evoluções, algumas companhias são resistentes ao uso destas redes. “Como é uma mídia nova, há empresas, principalmente as mais conservadoras, ainda não acreditam em um potencial de vendas e divulgação da própria marca através destas ferramentas”, afirma a gerente de planejamento da VM2, Juliana Covo.

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