quinta-feira, 15 de abril de 2010

Reciclar também é arte!

Produtos são reaproveitados com o processo de reciclagem
Ações como coleta seletiva, criação de postos de despejo de lixo radioativo, movimentos de conscientização dentro de escolas e ONGs de todo o país acerca do não desperdício e importância da reutilização de materiais tem sido tarefa executada com o propósito de preservação dos recursos naturais.

Como um processo industrial que converte o lixo destacado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro, a reciclagem aparece em meados dos anos 80, no cenário internacional, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando.

Em meio a este cenário, vale destacar que, além de produtos reciclados pelas indústrias, como por exemplo, chinelos feitos de borracha de pneus, sacolas feitas com garrafas pet e cadernos cujas folhas são recicladas; há pessoas que usam a arte para transformar estes materiais em artesanato.

Quadros pintados em formas de ovos, bolsas confeccionadas com retalhos, porta-jóias criados com lata de leite em pó, utensílios decorativos feitos com sucata; todos estes produtos são obras de artesãos que dedicam tempo a desenvolver habilidades e criam, com o uso de materiais até então descartados, objetos que lhes permitem obter lucro.

“Dedico meu trabalho à reciclagem. Desenvolvo arte e artesanato usando material reciclado”, afirma Denise Mimella, idealizadora do projeto Lixo Arte. Seu trabalho consiste na reutilização de materiais reciclados para a criação de novos produtos. Tudo que é obra de suas mãos é publicado em seu portal,o que incentiva os artesãos a fazerem trabalhos como os da artista.

Um viés que vale salientar é sobre a CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), organização não governamental criada em 1992, que trabalha com a promoção de eventos relacionados à reciclagem e ainda, em parceria com diversas organizações do país, tais como a Danone, Batavo, Ambev e Phillps, buscam instruir os formadores de opinião,como políticos e acadêmicos, com seus preceitos voltados à sustentabilidade.

Outra curiosidade foi a confecção da camisa da seleção brasileira, apresentada em Londres pela CBF. A camisa é feita com o plástico de garrafas pet (cerca de 8 garrafas por camisa) e diminuiu 15% do peso em relação à camisa anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.